Ano começa com chuvas em todo o país, previsão é de que volumes significativos continuem nos próximos dias
Publicado em 03/01/2020 12:38
Exceção ainda fica para o Rio Grande do Sul, onde volumes melhores são esperados até o dia 11. Na sequência, chuvas voltam a se escassear. Maior concentração das precipitações continua sobre o centro do país.
Andrea Ramos - Meteorologista do Inmet
A previsão de chuva entre os dias 30 de dezembro e 05 de janeiro de 2020 é apresentada na figura abaixo. Observa-se que os maiores volumes de chuva estão previstos para o sul do estado do Amazonas e Pará, norte do Mato Grosso, centro-norte de Goiás, norte de Minas Gerais, Espírito Santo, região do MATOPIBA e Centro-Sul baiano, com totais variando entre 80 e 130 mm. Não há previsão de chuva significativa para a metade leste da Região Nordeste e para a Região Sul.
A figura abaixo apresenta a previsão de chuva entre os dias 06 e 12 de janeiro de 2020. Nesse período, observa-se que os volumes de chuva são mais modestos, com totais entre 50 e 100 mm no Mato Grosso, sul do Amazonas e do Pará e no norte do Tocantins. Nesse período, as chuvas deverão variar entre 25 e 45 mm no norte da Região Nordeste, e entre 40 e 90 mm no sul de Minas Gerais, Norte do São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e oeste do Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul. Nas outras áreas do país, o modelo indica volumes inferiores a 25 mm.
Nos acumulados dos últimos 5 dias, a precipitação acumulada chegou a 100 milímetros em algumas regiões do Norte do país:
Para as próximas horas, as chuvas deverão se manter na região central do Brasil:
Com os acumulados dos últimos dias e as previsões de chuvas, o INMET emitiu alertas para diversas regiões:
Para mais informações sobre os alertas, acesse o site do INMET
Por: Carla Mendes
Fonte:
Inmet