Chuvas voltam ao Sul do país nesse final de semana, mas volumes significativos no Paraná só a partir da quarta-feira (27)
Podcast
Previsão do Tempo com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Acompanhando as previsões para todo o país, o Notícias Agrícolas conversou nesta sexta-feira (22) com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Segundo dados do Inmet, neste final de semana são previstas chuvas para a região sul do Brasil, mas para o Paraná, região onde produtores de soja estão aflitos com as previsões, chuvas mais significativas devem ocorrer apenas a partir do dia 27.
"Realmente o Paraná novamente teve esses dias de estiagem e temos condições de ter algumas chuvas no final de semana, mas são chuvas pontuais. Porém a gente tem a boa notícia de que a partir da próxima semana tem chuvas boas para o norte do Paraná", afirma Francisco.
Entre terça e quarta-feira, as chuvas tendem a chegar com volumes significativos no Paraná. No Rio Grande do Sul, os volumes devem ficar entre 60 e 70 milímetros de precipitação, atingindo também parte de Santa Catarina.
Na região do Matopiba, onde a estação chuvosa começa a se consolidar, há previsão de chuva durante os próximos dias. Segundo Francisco, a previsão é de que a partir de segunda as chuvas já fiquem mais significativa no norte de Minas Gerais e sul da Bahia.
No período de 22 até 30 novembro, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), mostra chuvas para as regiões Sudeste, Centro-Oeste, áreas da região sul e avanço da chuva para o Nordeste. Confira a entrevista completa no vídeo acima.
Acumulados últimos 5 dias
Nos mapas de precipitação dos últimos dias do Inmet, os maiores volumes foram registrados no Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, norte do Mato Grosso e pontos do Tocantins. Veja o mapa de precipitação dos últimos cinco dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet