Chuvas retornam à região Central do país até o final desta semana. No Matopiba, as condições mais secas persistem
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo
A situação de défict de chuvas na região do Matopiba tende a continuar nos próximas dias, em contrapartida as chuvas já começam a avançar para a região Central do país, segundo previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Como já noticiado pelo Notícias Agrícolas, a razão para a continuidade da escassez de chuva sobre a região é a manutenção de um vórtice ciclônico na região do Matopiba que só deve começar a se dissipar com maior rapidez em direção ao oceano a partir do dia 17 de novembro. Veja a matéria completa aqui.
Segundo Francisco de Assis, Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, no decorrer desta semana, chuvas mais significativas podem acontecer em pontos de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Francisco explicou ainda que neste momento o vórtice está atuando nas regiões da Bahia, Tocantins, sul de Minas e sul do Piauí. "[Ele] não permite que o sistema avance para o Norte, há uma barreira. Por isso que a chuva está concentrada na parte Sul do Brasil", afirma.
De acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até quinta-feira, a região sul e oeste de Goiás, sudoeste do Tocantis, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem receber chuvas com volumes significativos. As chuvas acontecem devido as altas temperaturas que vêm sendo registradas no Centro-Oeste do país.
Veja a previsão completa no vídeo acima
Veja também:
>> Semana inicia com previsão de temporais para o Centro-Oeste