Semana de chuvas intensas e temperaturas em queda para o RS e parte de SC: massa de ar frio enfraquece e reduz risco de geadas
Podcast
Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo
As previsões climáticas indicam precipitações intensas e queda nas temperaturas no estado do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. A massa de ar frio deve enfraquecer e reduzir os riscos de geadas devido as incidência de chuvas. Além disso, a distribuição das chuvas no sul do País deve ser irregular.
De acordo com o Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Mamedes Luiz Melo, a aproximação de uma massa de ar frio vai originar uma frente fria que aumentará a incidência de chuvas no sul do país. “Essa condição climática deve ficar mais concentrada no Rio Grande do Sul e especialmente essa área de fronteira entre o Uruguai e a Argentina”, afirma.
O meteorologista destaca que as temperaturas devem permanecer baixas no rio Grande do Sul. “A região terá uma constância nas chuvas e isso vai fazer com que as temperaturas na madrugada não se elevem tanto assim. Então, não terá esse impacto grande devido à massa de ar frio”, comenta.
Por outro lado, na região central do país e no nordeste não há previsões de precipitações para os próximos dias. “Podem acontecer chuvas bem pontuais, mas será algo bem insignificante e os modelos climáticos não conseguem identificar isso. Além disso, a conseqüência disso é a umidade ficará abaixo, o que é comum neste período”, ressalta.
Para o próximo trimestre, o instituto aponta que deve registrar um volume de chuvas acima da média para os estados ao sul do País. “Nós sabemos que o El Niño mesmo fraco continua atuando, mas já está indo embora e isso faz com que os dois extremos do Brasil tenham um sinal desse fenômeno”, pontua.