Chuvas voltam ao Sul do país a partir deste final de semana e se intensificam com a chegada de frente fria na segunda-feira (18)
Nesta sexta-feira (15), o destaque da meterologia é uma nova frente fria chegando pelo Sul do país e a volta de um corredor de umidade atuando na região Central.
Naiane Araújo, meterologista do Inmet, ressalta que o final de semana deve ter a atuação de áreas de instabilidade no Sul que vão se espalhar e provocar bastante chuva. No começo da próxima semana, haverá a configuração de uma frente fria que também chega ao Sudeste, organizando um canal de umidade.
O mapa de chuvas dos últimos cinco dias mostra a ocorrência de volumes na maior parte do país. As exceções são o nordeste de Minas Gerais e a Bahia, que possuem uma condição seca ao longo dessa última semana.
Os últimos cinco dias também trouxeram chuvas para a capital de São Paulo e para o litoral, ocasionadas pela combinação do calor com a alta umidade do ar. Em alguns pontos, essa chuva foi um pouco mais intensa.
Neste momento, o Mato Grosso do Sul também recebe chuvas de boa intensidade, mas por outro motivo que não a frente fria que chega pelo Sul - é uma área de baixa pressão advinda dos países vizinhos que provoca esse fenômeno.