2ª safra terá boas condições climáticas no Centro-Sul, diz Inmet. Menor volume previsto no Centro-Oeste não deve afetar produção

Publicado em 14/03/2019 12:42
Queda forte das temperaturas nos EUA no início de abril ainda não prejudica início de plantio
Luiz Renato Lazinski - Meteorologista Inmet

Podcast

2ª safra terá boas condições climáticas no Centro-Sul, diz Inmet. Menor volume previsto no Centro-Oeste não deve afetar produção

 

Download
 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as condições climáticas no Centro-Sul do país devem favorecer o desenvolvimento das culturas de segunda safra. No entanto, um menor volume de chuvas previsto para Centro-Oeste deve comprometer boa parte da produção.

Segundo o Meteorologista do Inmet, Luiz Renato Lazinski, o clima dificultou o andamento dos trabalhos no início da safra 2018/19, mas no geral as condições climáticas favorecerem as lavouras no Brasil. “Nas últimas seis safras no nosso país, principalmente centro-sul, tivemos uma boa produção por conta do clima e esse ano não foi diferente”, afirma.

As expectativas é que este inverno tenha mais umidade no solo e temperaturas mais baixas que pode contribuir para a proliferação de doenças e pragas. “O agricultor deve tomar cuidado na questão de doenças, mas ainda sim o clima é favorável para o cereal como para aas culturas de inverno”, pontua.

Com relação ao El Niño, o meteorologista destaca que os efeitos ainda estão muito fracos e as precipitações podem favorecer o milho safrinha. “Eu não vejo grandes problemas com o clima para o desenvolvimento do cereal. Além disso, as chances de geadas no milho safrinha são muito pequenas e devemos ter uma onda de frio no final de março, mas nada que prejudique a agricultura”, destaca.

Confira o Mapa: 

Estados Unidos

O instituto está observando ondas de frios extremamente fortes para o começo de abril nos Estados Unidos, mas que não devem prejudicar o início do plantio do milho. “Mesmo que tenha baixas de temperaturas mais baixas, é possível fazer o plantio dentro de uma janela favorável e em pouco tempo”, completa.

Por: Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (24) para todo o Brasil.
Tempo seco se intensifica sobre o Brasil Central, que deve encerrar julho sem novas chuvas
Confira a previsão do tempo para está terça-feira (23) para todo o Brasil