Semana começa com chuvas em potencial de atrapalhar finalização da colheita no BR central, diz Inmet
Nesta semana, as estimavas climáticas alertam para as precipitações generalizadas e com potencial de atrapalhar a finalização da colheita da soja no Brasil central. Para os próximos dias, a tendência é que as chuvas ainda ocorram com momentos de paradas.
De acordo com a Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Naiane Araújo, no final de semana teve um intervalo das chuvas generalizadas na área central do país em que teve um predomínio do sol. “Então foi um padrão bem característico de verão e foi bem diferente da semana anterior em que teve um canal de umidade atuando, na qual os dias foram de predominantes de nuvens no centro-oeste e sudeste”, afirma.
O mês de março é um período chuvoso na maior parte do país, tendo em vista que os primeiros dez dias já registraram boas precipitações. “Tudo indica que até o final do mês teremos boas chuvas por todo o país. Então, março vai ficar dentro da média na maioria das localidades ou até um pouco acima”, comenta.
Com base nos modelos climáticos de hoje, é possível ver uma condição de clima estável para a região sul. “Todo esse fluxo e canal de umidade descem da região norte e passa pela a área central do país e chega até a parte sudeste. Então, é bem diferente do que a gente viu nos acumulados nos dias anteriores”, pontua.