Corredor de umidade no Centro-Sul deve atuar com grandes volumes até terça-feira
Podcast
Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo
Nesta sexta-feira (15), Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, conversou com o Notícias Agrícolas e destacou a confirmação do NOAA de que o El Niño estaria caracterizado neste momento.
Essa confirmação surgiu de ontem para hoje por parte do órgão norte-americano. Segundo Melo, os efeitos mais comuns no Brasil com a configuração deste fenômeno seriam o tempo seco no Norte e no Nordeste e chuvoso no Sul e no Sudeste, enquanto na parte Central as temperaturas ficam mais elevadas.
Mas, desde janeiro, a configuração vem sendo bem diferente do que esta que foi confirmada agora. Daqui para a frente, ela deve ocorrer em maior expressão. Mas, como este é um El Niño fraco, a influência não deve ser tão grande.
Neste momento, a Zona de Convergência do Atlântico Sul ajuda a intensificar as chuvas na parte Central do país, com grandes volumes em São Paulo e Minas Gerais, especialmente na região da Serra da Mantiqueira.
Na terça-feira, essas chuvas devem diminuir. O sul do Rio Grande do Sul e o Mato Grosso, por sua vez, devem receber menores volumes.