Após chuvarada, região Sul deve ter janela de 5 dias sem chuvas a partir de domingo (25); oportunidade para controle da ferrugem
No Brasil, o cenário climático tem trazido consequências importantes para a produção, sobretudo no que diz respeito às condições de aparecimento de novos focos de ferrugem. O Paraná, que contou com um plantio precoce neste ano, tem um número elevado de focos e a continuidade das chuvas dificulta o manejo da doença.
Contudo, Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, traz uma boa notícia para os produtores nesta quinta-feira (22): a partir deste domingo, a tendência é de um tempo mais estável para o Sul do país e para o extremo sul do Mato Grosso do Sul, condição que deve se manter até o dia 30 (sexta-feira).
Nessa janela de chuvas escassas, os produtores poderão ter a oportunidade de realizar as aplicações necessárias para o manejo da doença. Em contrapartida, a nebulosidade se estende mais ao norte, favorecendo o retorno das chuvas para o Matopiba e para o interior da região Nordeste.
Para amanhã, o oeste e o sudeste do Mato Grosso do Sul devem ter uma condição mais chuvosa. Ao longo do sábado, a frente fria se desloca e as chuvas se espalham no Mato Grosso do Sul e no noroeste paulista com um pouco mais de intensidade. No domingo, os volumes são mais significativos em São Paulo e no Triângulo Mineiro.
Na previsão estendida, espera-se uma configuração mais espalhada de chuvas do dia 22 ao dia 30 de novembro, com volumes pouco elevados no Sul. Entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro, essa condição se mantém.