Região Central do país segue com boas chuvas até meados de novembro. Matopiba também tem condições favoráveis de umidade
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destacou nesta quinta-feira (01) ao Notícias Agrícolas que as chuvas continuam ao longo desse feriado em boa parte do Brasil.
A semana, que foi bastante úmida, deverá continuar com um cenário de manutenção das chuvas, principalmente na região Central e na região Sudeste.
Amanhã, a região Sul deverá receber chuvas de forma mais isolada. A partir do sábado, um novo sistema frontal se forma e as chuvas estarão de volta nessa região.
Nos últimos 30 dias, praticamente todas as áreas produtoras do Brasil receberam chuvas na medida, o que contribuiu para o avanço no plantio. Houveram alguns problemas pontuais no Mato Grosso do Sul e no Pará por conta de excessos de chuvas, mas as demais áreas foram contempladas por um intercalamento que favorece o desenvolvimento de áreas recém-plantadas.
Para o Matopiba, as chuvas, mesmo que pontuais, tendem a continuam. É um padrão mais úmido condizente com o fluxo de instabilidade e manutenção de um aporte de umidade.
Os modelos apontam que os primeiros dez dias de novembro tendem a ser bastante úmidos. Para a segunda semana até meados de novembro esse movimento se intensifica, mas cautela é necessária para o período mais estendido, uma vez que, pela distância, menor é a confiabilidade dos dados.