Região Central do país segue com chuvas irregulares até início de outubro e produtores devem ter cuidado com decisão de plantio
Podcast
Entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo
No Brasil, a Primavera terá início às 22h53 deste sábado (22). Sendo assim, Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, conversou com o Notícias Agrícolas para destacar as principais previsões para essa estação do ano.
Para Almeida, a atmosfera do país já vivencia um momento de transição, de forma que o mês de agosto foi responsável pelas primeiras chuvas.
A tendência é que o Brasil tenha uma Primavera tradicional, já que as águas do Pacífico Equatorial se mantêm neutras. O El Niño, portanto, não deve ter influência sobre essa estação, mas há probabilidade superior a 60% de que ele se estabeleça no Verão.
Um dos destaques é que, ao longo desses três meses, a região Central do Brasil também terá o predomínio de temperaturas acima da média.
Situação climatológica atual
Nos últimos cinco dias, quase todo o país registrou importantes quadros de umidade, com chuvas significativas, principalmente no Paraná.
A partir de segunda e terça-feira um sistema se organiza com mais intensidade na região Sul, trazendo um cenário mais chuvoso, com volumes voltando com intensidade à região Central.