Risco de veranico entre novembro e dezembro diminui no Centro-Oeste, mas ainda exige atenção e monitoramento
Nesta quinta-feira (23), Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia, trouxe as análises do CropView para a safra de soja de dois municípios: Água Fria de Goiás (GO) e Barra do Garças (MT).
A partir de agora, o clima já começa a mudar e se adaptar para a chegada da primavera. Há a indicação de uma presença pronunciada de El Niño, mas a quantidade de chuvas para essa época está melhorando.
No Mato Grosso, a chuva é menor do que nos últimos dez anos, mas as condições não devem ser prejudiciais - uma notícia animadora para os produtores que estão aguardando o início da safra para o plantio.
Em Barra do Garça, considerando um plantio em 10 de outubro, com cultivar de 120 dias, a produtividade deve ser de 96% ao final do ciclo. As chuvas começam mais tarde, de forma que o plantio não é prejudicado.
A mesma situação se repete em Água Fria de Goiás. Com um cultivar de 120 dias e um plantio em 10 de outubro, a condição é de 97% de produtividade ao final da safra, penalizando apenas no final.
Queiroz ainda realizou análises a pedido de internautas que enviaram seus dados.
Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, estes podem experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio. Estão disponíveis as análises para as culturas de soja, milho, trigo, feijão e café.
Também é possível entrar em contato com a Rural Tecnologia por meio do WhatsApp (11) 983729938.