Sudeste e Centro-Oeste seguem com clima seco e temperaturas em elevação no período da tarde até meados de julho
Podcast
Entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, conversou com o Notícias Agrícolas nesta quarta-feira (27) e destacou que, nesta época do ano, vem sendo normal encontrar manhãs mais frias e temperaturas se elevando ao longo do dia. Contudo, a umidade relativa do ar segue diminuindo, o que já é sentido pela população em algumas localidades como Mato Grosso, Tocantins, Goiás, interior de São Paulo e Minas Gerais.
Nos últimos três dias, as chuvas se concentraram no Sul do país, no extremo norte e em todo o leste da região Nordeste. A área central do país permaneceu praticamente sem nenhuma chuva.
A partir de segunda-feira, um novo sistema de frente fria chega com mais intensidade para a região Sul do país. Esse sistema deve avançar um pouco mais além do Rio Grande do Sul - no entanto, os modelos ainda divergem em relação a essa condição, de forma que a análise precisa ser atualizada nos próximos dias.
O início de julho deve trazer mais chuvas para o Sul do país, enquanto no segundo período do mês essas chuvas penetram também no sul do Mato Grosso do Sul e chegam com mais intensidade para o leste da região Nordeste. Contudo, ainda não dá para dizer que isso significa uma volta das chuvas, como ressalta Almeida.