Inmet confirma volta das chuvas a partir de quarta-feira (30) mas descarta quedas bruscas de temperatura
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca que a próxima massa de ar frio que irá atuar no Sul do país, ao contrário do que os modelos indicavam anteriormente, não deve ser tão intensa.
Essa massa não deve conseguir avançar muito, ficando confinada apenas no Sul. Ela vem em sequência de uma frente fria que tem início a partir de quarta-feira, com chuvas no Sul e no Centro do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, a frente fria avança mais um pouco, mas sem deslocamento rápido.
Apenas na sexta-feira é que a frente fria sai do Rio Grande do Sul e chega a Santa Catarina. No final de semana, a frente fria marca presença na região Sudeste, porém, com uma intensidade mais fraca - trazendo chuvas para São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul.
As temperaturas devem cair um pouco, mas nada de tão significativo além do estado do Rio Grande do Sul. O risco de geadas, por sua vez, diminui bastante.
Entre os dias 28 a 05 de junho, a região Central e Nordeste não deve receber chuvas, enquanto o sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo e regiao Sul terão novos volumes. A queda de temperatura é restrita à fronteira com o Uruguai.
De 05 a 13 de junho, chuvas no Paraná e Rio Grande do Sul, querendo avançar para a região Central. Porém, a semana deve ter uma área mais ampla com temperaturas em queda, além do estado do Paraná.