Bloqueio atmosférico ganha reforço de um sistema de alta pressão e segue impedindo avanço das frentes frias. Estiagem continua
Para esta semana estava prevista uma volta das chuvas nos estados da Região Sul do país. Contudo, o bloqueio atmosférico que estava atuante ganhou reforço e essa previsão não deve se confirmar, como destaca Morgana Almeida, chefe do centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet.
Ao longo da semana, o bloqueio trabalha para impedir que as frentes frias que passam pelo extremo sul do continente avancem, de forma que as chuvas devem continuar concentradas nos extremos do país.
Nos últimos cinco dias, uma grande "mancha" do Brasil ficou sem chuvas. Os extremos da região Norte e da região Nordeste, bem como o extremo-sul do Rio Grande do Sul, foram os locais que receberam grandes acumulados.
A característica, como explica Almeida, é típica do outono. O valor de umidade relativa do ar em algumas localidades está abaixo de 30%, como no Paraná, no Sudeste e no Centro-Oeste, quando o ideal seria que estivesse acima de 60%.
A partir da semana que vem, a formação de um sistema frontal que deve conseguir se deslocar pela região Sudeste está prevista, mas por se tratar de um período de transição, essa previsão deve ser aguardada com cautela.