Inmet alerta para redução das chuvas e queda das temperaturas a partir do final de abril
Podcast
Previsão do tempo com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
No Brasil, o padrão climático já começa a se aproximar das estações de outono e inverno, com diminuição das chuvas e queda de temperatura.
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca que, nesta semana, o Sudeste possui temperaturas mais amenas do que no Sul do país. As estações do Inmet em São Paulo e Minas Gerais indicam, para amanhã, a previsão de geadas isoladas na região da Serra da Mantiqueira, com temperaturas variando entre 4°C a 6°C - contudo, os ventos ainda estão relativamente intensos, de forma que é apenas uma possibilidade.
As chuvas continuam ocorrendo de forma menos intensa no Sul e no Sudeste. A região Central recebe uma nebulosidade mais intensa, com instabilidades no norte e leste de Mato Grosso. Na porção Norte e Nordeste do país, os volumes continuam mais elevados, principalmente no litoral entre Maranhão e Pernambuco.
O extremo Sul, por sua vez, deve receber alguma chuva mais significativa apenas no final do mês, a partir do dia 28. O próximo sábado deve ter apenas algumas perturbações na alta e na média troposfera, mas as frentes frias não conseguem avançar sobre toda a região neste momento.
Entre os dias 18 e 26, as chuvas devem continuar no Norte do país, com volumes mais fracos na porção Central e uma condição de aumento de volumes na faixa leste do Sudeste, com direção ao Nordeste. Depois, até o dia 4 de maio, haverá aumento de volumes no extremo sul do Rio Grande do Sul e um quadro estabelecido de redução de chuvas na região central.