Apesar do deslocamento da frente fria para oceano, mudanças no padrão dos ventos mantém tempo chuvoso no MS, PR e SC
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca nesta segunda-feira (26) que há uma mudança no padrão dos ventos levando umidade para uma parte do Brasil.
A frente fria está posicionada entre o litoral de Santa Catarina e São Paulo, devendo se deslocar para o oceano, com um Ciclone Extratropical associado ao fenômeno. Na retaguarda, há uma massa de ar frio e seco, responsável pela queda nas temperaturas na Região Sul. O frio também chegou ao Mato Grosso do Sul.
O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis atua sobre o estado de Minas Gerais, onde está seu centro, ocasionando uma descida de ar mais quente e seca, sem muitas nuvens. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical traz instabilidades para a porção mais norte da região Nordeste. No Mato Grosso, os ventos advindos do Sul trazem algumas nuvens e chuvas em algumas parcelas.
O último final de semana, assim, foi de volumes elevados na Região Sul, aliviando o quadro de escassez. As chuvas também persistiram na porção Norte do país, sendo mais intensa também na região da BR-163 do Mato Grosso. Esse ocorrido deve se repetir no próximo final de semana, apesar do afastamento da frente fria por agora.
Almeida lembra que, desde o início de março, os modelos indicavam que o mês de abril continuaria sendo chuvoso na porção central do país.