Chuvas se intensificam a partir da próxima quinta-feira (22) no Centro Norte do país e podem atrapalhar colheita no Matopiba
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca nesta sexta-feira (16) que a próxima semana deve ser de alerta para a região do Matopiba, já que, de acordo com os modelos númericos, deverão vir grandes volumes de chuva. O Centro-Oeste, assim como Minas Gerais, que tiveram uma semana de chuvas mais isoladas, devem ter continuidade dessas chuvas em forma de pancadas, com tendência de ficarem mais generalizadas mais à frente.
Nos últimos cinco dias, foi possível perceber uma mudança significativa no padrão climático da Região Sul, já que o sul do Rio Grande do Sul recebeu volumes significativos. Em São Paulo, a região de Bertioga recebeu quase 200mm de chuvas, bem como quase todo o estado de Minas Gerais permaneceu chuvoso. O Espírito Santo, embora também tenha recebido chuvas, recebeu volumes menores. Já no Nordeste do país, a semana foi mais seca do que nas anteriores.
As imagens de satélite mostram que as chuvas, agora, tendem a ficar mais concentradas em São Paulo. Há muita instabilidade no Paraná e no leste do estado do Amazonas. Mais ao norte, a Zona de Convergência Intertropical também traz nebulosidade, podendo causar chuvas no norte da região Nordeste, bem como em seu interior.
A partir da próxima semana, esse sistema deve ficar um pouco mais ao sul, abrangendo o Matopiba. Centro-Oeste deve receber chuvas em forma de pancadas, bem como a região Sul recebe pancadas na próxima terça-feira. Na quarta-feira, as chuvas já serão mais restritas no Sul e no Sudeste.
Os meses de abril, maio e junho devem receber chuvas acima da média, mas não se sabe quando será a concentração dessas chuvas. Para o modelo climático canadense, junho deve ser o mês mais chuvoso - mas, como o horizonte temporal é longo, Almeida aponta para a necessidade de cautela com essas informações.