A situação no RS é mais grave no Sul do estado com municípios registrando perdas de até 60% do potencial produtivo da soja
Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia, conversou com o Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (08) para destacar, com o auxílio do CropView, as diferentes situações da safra de soja no Rio Grande do Sul, já que há várias situações em vigor, a depender da região.
Em Carazinho, considerando um plantio em 20 de novembro, a colheita deve encerrar com 78% de produtividade, tendo uma variedade de 130 dias. Para a variedade de 120 dias, na mesma data, a produtividade é de 82% na colheita.
Já em Santa Maria, a condição de chuvas foi mais favorável. Assim, um plantio em 25 de novembro, considerando um ciclo de 130 dias, deverá ter uma produtividade de 82% ao final da colheita. Ao longo do ciclo, foram registrados déficits hídricos, mas esses se encerraram na época do florescimento.
Encruzilhada do Sul, por sua vez, tem a pior situação analisada. Com ciclo de 140 dias e plantio em 10 de novembro, a produtividade pode ser de 36% ao final da colheita, devido a uma penalização pela falta de água bastante severa.
Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, estes podem experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio. Estão disponíveis as análises para as culturas de soja, milho, trigo, feijão e café.
Também é possível entrar em contato com a Rural Tecnologia por meio do telefone (11) 5505-4646.