A partir da próxima quarta-feira (21) canal de umidade se estabelece e provoca muita chuva no Brasil Central
Podcast
A partir da próxima quarta-feira (21) canal de umidade se estabelece e provoca muita chuva no Brasil Central
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), destaca que a próxima semana deve ser de chuvas no Brasil central a partir da quarta-feira. Até domingo, as chuvas seguem isoladas nesta região. Com as condições de mudança, os volumes tendem a ficar mais constantes, principalmente em Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.
O Sul do Brasil, por sua vez, deve ter condições de chuva no domingo para o oeste dos três estados. Na segunda-feira, uma frente fria chega na região e traz condição chuvosa generalizada, com possibilidade de rajadas de vento e granizo ocasional, para todos os estados. Ao longo da quarta-feira, essa condição deve persistir apenas no Paraná.
As últimas 24 horas foram de volumes significativos para o litoral da região Sudeste e para o Rio de Janeiro, onde a chuva ocasionou danos. A região Central recebeu chuvas de forma mais isolada, enquanto na região Nordeste a chuva se manteve em toda a faixa leste, adentrando o interior. As chuvas também ocorreram no Norte, principalmente no nordeste do Pará e no centro do Amazonas.
As chuvas do Norte e do Nordeste tendem a continuar na próxima semana, com diminuição prevista para o leste da região Nordeste no final da próxima semana. A região do Matopiba deverá acumular maiores volumes.
Para o dia de hoje, as condições chuvosas continuam para o litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e região Nordeste, tendência que deve se manter para amanhã.