Estados do Sul e parte do MS devem permanecer sem chuva nos próximos 10 dias. Região Central do país tem previsão de muita chuva
Mamedes Luiz Melo, meterologista do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), destaca nesta segunda-feira (29) que as chuvas se confirmaram no centro-norte do Brasil, enquanto o Sul enfrenta uma condição de seca "não muito boa".
Uma massa de ar frio passa pela região Sul e "empurra" umidade para a região Sudeste. Apenas o estado do Paraná deve receber chuvas. Contudo, conforme essa massa for avançando, ela também deve trazer seca para o Mato Grosso do Sul e algumas partes do estado de São Paulo, fator que pode ocorrer na próxima quarta (31).
O Centro-Norte, por sua vez, tem uma grande concentração de chuvas que pode trazer volumes expressivos, especialmente em Minas Gerais e na Bahia. Na região do Vale do Jequitinhonha, os volumes podem chegar a 100mm.
As temperaturas também se mostram mais severas na ponta do mapa, mas a faixa leste da Região Sul, onde está localizada toda a circulação da massa de ar frio, a temperatura não deve passar dos 29°C.
Na quarta-feira, o Inmet conversa novamente com o Notícias Agrícolas para atualizar as informações meteorológicas.