Com soja penalizada por falta dágua no enchimento de grãos, produtores de Nova Xavantina-MT terão que enfrentar excesso de chuva
Nesta sexta-feira (26), Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia, conversou com o Notícias Agrícolas para destacar as previsões do CropView para a safra de soja em três localidades: Bagé e Santa Maria, no Rio Grande do Sul e Nova Xavantina, no Mato Grosso.
Em Bagé, a condição crítica chama a atenção. Considerando uma safra plantada em 25 de novembro, com um cultivar de 120 dias, a lavoura tende a sofrer déficit hídrico extremo, com penalizações desde o início do plantio. Dessa forma, a produtividade pode ser de 47% ao final da safra.
Para Santa Maria, a situação de irregularidade é semelhante, mas a maior penalização vem agora, no período de enchimento de grãos. Para um plantio em 15 de novembro, com ciclo de 120 dias, a tendência é de uma produtividade de 61% ao final.
Nova Xavantina, por sua vez, considerando o plantio em 25 de outubro, com ciclo de 120 dias, enfrentou problemas com o excedente de chuvas e, agora, com o déficit. Dessa forma, a produtividade deverá ser de 74% ao final.
Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, estes podem experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio.
Também é possível entrar em contato com a Rural Tecnologia por meio do telefone (11) 5505-4646.