Previsão aponta que a colheita de soja no Tocantins deve ser debaixo de muita chuva, veja simulação do Cropview
Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia, traz nesta sexta-feira (19) a análise do CropView para o cultivo da soja em três municípios: Sete Quedas (MS), região que passa por estado de emergência em função do excesso de chuvas, Santa Rosa do Tocantins (TO) e Lagoa da Confusão (TO), já que o estado era uma demanda dos internautas do Notícias Agrícolas.
Considerando um plantio em 15 de outubro, com ciclo de 120 dias, Sete Quedas, que está entre o enchimento de grãos e a maturação, pode ter uma pequena penalização com o excesso de chuvas, resultando em uma produtividade final de 88%. Há favorecimento para a mancha parda de acima de 60% até o dia 22, passando para 49% no dia 23. O crestamento foliar, por sua vez, tem favorecimento de 40% no dia de hoje.
Em Santa Rosa do Tocantins, considerando o plantio em 31 de outubro, com ciclo de 120 dias, a lavoura deve encerrar com uma produtividade de 83% ao final do ciclo. O alerta é de 43% para o crestamento foliar e de 50% a 63% para a mancha parda. Por sua vez, Lagoa da Confusão deverá ter uma produtividade de 81% ao final do ciclo, seguindo o mesmo caso de Santa Rosa do Tocantins.
Queiroz ainda respondeu a perguntas dos internautas sobre Faxinal dos Guedes (SC) e Taciba (SP).
Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, são 30 dias grátis para experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio.
Também é possível entrar em contato com a Rural Tecnologia por meio do telefone (11) 5505-4646.