Atenção PR, SC e parte de MS para redução das chuvas a partir de meados da próxima semana
Mamedes Luiz Melo, meterologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destaca nesta quarta-feira (17) que os produtores de Goiás e Mato Grosso terão um tempo seco até os próximos dias 21 e 22 de janeiro para realizarem a colheita. Após este período, as chuvas devem retornar a estes locais.
Os estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul continuam com condições de chuvas, com a umidade se deslocando para o leste de Santa Catarina. Contudo, estes estados podem registrar um período mais seco a partir de meados da próxima semana. No RS deve haver uma alternância na qual parte do estado irá receber chuvas rápidas que podem ser até volumosas em algumas porções como o noroeste e o norte do estado já a partir desta quinta-feira (18).
A Alta da Bolívia deve voltar a atuar mais para a frente e, encontrando com mais três fenômenos atuantes, formar a Zona de Convergência do Atlântico Sul, que produz um canal de umidade desde a região Norte até a região Sudeste, formando chuvas com mais frequência.
A probabilidade de chuvas na região do Matopiba também aumenta, combinada com a ocorrência da Zona de Convergência Intertropical que atua próxima ao Nordeste, favorecendo a umidade no Oeste da Bahia.