Chuvas voltam ao MS e se intensificam em MT e GO nos próximos dias. Região Sul segue com previsão de poucas chuvas
As condições de chuva estão voltando para os estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. Para o Mato Grosso, há uma condição do aumento do volume das chuvas já existentes, enquanto o Matopiba deve ter uma redução a partir da próxima segunda-feira (08). É o que comenta Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, em entrevista ao Notícias Agrícolas.
Este movimento se dá em função da circulação dos ventos migrando em direção ao oeste do Brasil. A partir de amanhã, deve se instalar uma circulação de baixa pressão, que faz com que as nuvens fiquem concentradas nessa porção do país.
Um sistema chamado Vórtex Ciclônico de Altos Níveis, que é um dos principais responsáveis pelas chuvas no oeste da região Nordeste, deve migrar mais a oeste a partir de domingo, com a tendência de desaparecer a partir de segunda ou terça-feira.
Nos três estados da Região Sul, a expectativa de redução de chuvas se confirmou, de acordo com o mapa das chuvas acumuladas das últimas 24 horas. O leste da região Nordeste também teve pouca ou nenhuma chuva.
As temperaturas, por sua vez, estão mais elevadas Brasil afora. Na Região Sul, principalmente na divisa com o Uruguai, os termômetros estão acima dos 33°C, assim como no leste da Região Nordeste e no oeste de São Paulo.
A Argentina, país vizinho que necessita de chuvas para encerrar o plantio de soja e milho, deve seguir o mesmo padrão climático dos estados do Sul: até o próximo dia 13 não está prevista nenhuma frente fria que irá trazer chuvas significativas.