Duas novas frentes frias passam pelo Sul do país, ainda esta semana, levando chuvas fortes para a região
Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, destaca que uma nova frente fria deve chegar para o Sul do país nesta quarta-feira (20), trazendo temporais para o Rio Grande do Sul, onde a temperatura ainda se mantém alta.
No estado gaúcho, o volume de chuvas deve ser grande, podendo chegar a 100mm, com rajadas de vento mais intensas, especialmente na costa litorânea. Já para a quinta-feira, a frente fria incide sobre Santa Catarina e Paraná, com volumes de 70mm a 90mm em várias áreas. Na sexta, a concentração deve ser em São Paulo e no sudeste de Minas Gerais, com o fenômeno perdendo um pouco de sua intensidade.
Para o final de semana, uma outra frente fria deve chegar na mesma região e migrar para a área central do país ao longo do Natal. Uma instabilidade deve ser formada também para a área de Minas Gerais.
A formação de um corredor de umidade começa a puxar a umidade existente na região Norte em direção ao Centro-Oeste e à região Sul, criando instabilidades que são chamadas de "pré-frontal". O Nordeste, por sua vez, deve ficar mais seco, embora a situação seja temporária.
A médio prazo, a previsão é otimista até o início de janeiro. Na última semana de 2017, as chuvas devem ser mais generalizadas pelo país, com áreas que podem receber volumes de até 200mm. O Sul do país deverá ter volumes menores de chuva, mas estas não devem desaparecer.
O Norte e o Centro-Oeste do Brasil seguem influenciados pela Alta da Bolívia, que é um fator favorável para a continuidade das chuvas.