Áreas de instabilidade provocam chuvas durante toda a semana na faixa central do Brasil
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca nesta segunda-feira (04), em entrevista ao Notícias Agrícolas, que os últimos três dias foram de muitas chuvas na região central e Sudeste do país, especialmente Minas Gerais e Espírito Santo, que receberam volumes bastante significativos.
Para hoje, os mapas indicam uma persistência desses grandes volumes. Em Viçosa (MG), já foram registradas chuvas superiores a 100mm. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também apresentam uma nebulosidade mais intensa na tarde de hoje.
As chuvas na Serra da Canastra, na nascente do Rio São Francisco, devem contribuir significamente para elevar os níveis dos reservatórios de água. Lembrando que, com a permanência dessas chuvas, os solos já estão encharcados e já ocorre o escoamento superficial.
O Sul do país, por sua vez, tem tempo estável. A ocorrência de alguma chuva deve ser mais isolada, com a tendência também de estas serem mais rápidas e passageiras.
No final da semana, o canal de umidade já estabelecido deve se deslocar ao norte, favorecendo chuvas mais volumosas e generalizadas para a região do Matopiba e para o interior da Bahia, tendência que pode perdurar até o período de 12 a 20 de dezembro.