Irregularidade das chuvas ainda marca início de plantio em regiões do Paraná e Mato Grosso do Sul

Publicado em 06/10/2017 13:11
Confira a entrevista com Cristina Queiroz - Rural Tecnologia
Enquanto norte do PR e MS têm previsões de chuvas favoráveis para o desenvolvimento das lavouras, regiões mais a oeste destes estados registram falhas nas precipitações e comprometimento da produtividade

LOGO nalogo

Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia, trouxe nesta sexta-feira (6) as previsões do Crop View para o plantio de soja em dois estados brasileiros: Paraná e Mato Grosso do Sul.

Nas previsões, ela demonstra que o início de safra está sendo iregular e que o oeste de ambos os estados podem ser mais penalizados pela falta de chuvas.

Um plantio em 05/10 em Londrina (PR) conta com boas chuvas que oferecem condições de plantio. Considerando um ciclo de 120 dias e uma estimativa de 80 sacas por hectare, a produtividade ao final da safra deve ser de 99%. As chuvas estão atrasadas, mas a meteorologia sinaliza que elas devem estabelecer uma normalidade.

Para os plantios em 20/09 e 02/10, as condições são parecidas. Entretanto, na primeira data, o déficit hídrico traz uma penalização logo na saída da colheita.

No oeste do Paraná, a tendência é de volumes menores de água. Quem plantou em 20 de setembro em Toledo deverá ter uma produtividade de 89% ao final da safra. Aqueles que plantam mais tarde devem ter mais penalização.

No Mato Grosso do Sul, um plantio em 05/10 em Chapadão do Sul, considerando um ciclo de 140 dias e uma estimativa de 80 sacas por hectare deve receber um volume de chuvas maior do que a média, devendo alcançar uma produtividade de 99% na colheita.

Já em Laguna Carapã, um plantio em 05/10, com um ciclo de 120 dias, tem uma condição parecida com a do oeste do Paraná. As chuvas vêm de forma atrasada e a lavoura pode encerrar com 71% de produtividade, penalizando no ciclo vegetativo.

Para mais informações, acesse o site do Crop View:

https://www.cropview.com.br/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário