Temporal e queda de granizo afetam lavouras de trigo e milho na região de Cruz Alta (RS)
Neste final de semana, foram registradas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Airton Carlos Becker, vice-presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta (RS), conta que ainda não é possível ter um levantamento das perdas ocasionadas pelos temporais, mas que os ventos chegaram a 120km/h e algumas localidades receberam granizo. Neste momento, os produtores estão para iniciar a colheita do trigo.
A Feira Nacional do Trigo, que estava em andamento, foi interrompida pelos ventos, que destruíram a estrutura da exposição. As pessoas que estavam presentes na feira conseguiram se abrigar na arena.
Hoje, o tempo está nublado, com queda de temperatura. O saldo, entretanto, é negativo: há cerca de 60 casas destelhadas e 8000 famílias sem água. Em alguns momentos, houve também interrupção na energia elétrica e no sinal de celular.
Devido às frustrações do ano anterior, a região plantou apenas 12 mil hectares de trigo. Neste ano, houve excesso de chuva no plantio, o que atrasou o desenvolvimento das plantas. A colheita deve começar entre 10 a 15 dias.
Para o milho, que já começou a ser plantado na região, apenas uma lavoura relatou granizo e perda total. Se houver prejuízo nas lavouras de milho, os produtores devem migrar para a soja.