Massa polar que fez as temperaturas despencarem no centro sul do país perde força.Nova onda de frio prevista para semana que vem
Uma onda de frio perpassa várias regiões produtoras do país. Com a ocorrência de geadas, agora pairam as expectativas sobre o andamento das temperaturas nos próximos dias.
Manuel Rangel, meteorologista do INMET, destaca que as massas de ar polar são características do inverno e, quanto mais perto do sul do continente, mais frio as regiões recebem. Ao passar pelas regiões, essas massas provoca quedas de temperatura e a ocorrência de geadas.
A massa atual foi forte e provocou geadas em toda a região Sul, parte da região Sudeste e resfriamento na região Centro-Oeste. Agora, ela começa a se deslocar para o Oceano Atlântico e as temperaturas devem se elevar gradativamente. Entretanto, a chegada de outra massa, que está na Argentina, está prevista para a próxima semana.
Essa próxima massa vem com um potencial menor, até o momento. Se permanecer da forma que está, as temperaturas tendem a se elevar. As geadas dos últimos dias foram compatíveis com as temperaturas que se apresentaram pela região. Contudo, há uma probablidade de 80% de que elas não devem se repetir.
O impacto será imediato na região Sul e na região Sudeste, com uma possibilidade de impacto na região Centro-Oeste.