Excesso de chuva penaliza lavouras de soja em Campo Novo do Parecis-MT. Problemas começaram ainda durante período de floração
Diante da situação no estado do Mato Grosso, onde o excesso de chuvas atrapalha o atual momento da colheita de soja, a última análise do Crop View trouxe uma estimativa de até que ponto este momento pode ter penalizado as lavouras no estado, considerando o impacto apenas sobre a produtividade.
Utilizando como base o município de Campo Novo do Parecis (MT), foi feita uma média na qual foi possível detectar que, até o momento, as lavouras apresentam 82% de produtividade, mas podem chegar até a 76% ao final da colheita.
Com destaque para o plantio estimado em 30 de outubro, com ciclo de 120 dias, a produtividade se encontra em 83% no momento atual, podendo chegar a 77% no momento da colheita. O excesso hídrico começou a ser recebido a partir do estado vegetativo e perdurou ao longo de todo o ciclo, causando maior penalização na segunda fase de floração e no enchimento de grãos.
Nos próximos 15 dias, as chuvas deverão dar uma trégua para o estado. A partir do dia 22 dessa semana, os volumes começam a ser mais rasos - no entanto, quem está atrasado na colheita terá mais alguns dias pela frente.
Para o milho safrinha, os produtores podem encontrar dificuldades para plantar na área ou então sofrer com falta de chuvas no desenvolvimento. A média dos últimos anos, considerando a partir do ano de 2007, mostra que o mês de janeiro é o melhor momento para a produtividade do cultivo. Já em fevereiro e março, a penalização começa a dar as caras.
Neste ano, há uma tendência de um cultivo mais seco para o safrinha, com uma produtividade podendo chegar até mesmo a 48% no final da colheita.
Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, são 30 dias grátis para experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio.
Também é possível entrar em contato com a Rural Tecnologia por meio do telefone (11) 5505-4646.