Clima adverso vem afetando a bienalidade do café brasileiro
Clima adverso vem afetando a bienalidade do café brasileiro
O longo período de estiagem (juntamente com as altas temperaturas) registrado no Brasil em 2024 afetou significativamente a produtividade das lavouras de café no país.
Apesar de ainda não dar para mensurar o quanto, já é certo que a safra de café 2025 está comprometida e será abaixo do esperado.
De acordo com o pesquisador e professor da UFLA, José Donizete Alves, o clima adverso ocorreu durante um importante período para a produção do café, que é a fase da pré-florada. A falta de chuva e as altas temperaturas resultaram então em um baixo pegamento das flores e, consequentemente, no abortamento dos frutos.
Segundo o professor, nestes últimos anos o café tem registrado uma produção crescente, mas desde 2020 o não apresenta mais uma bienalidade.
Com a volta das chuvas no mês de novembro de 2024, as lavouras onseguiram recuperar o vigor, estão enfolhadas, mas o que foi perdido não se recupera. Donizete destaca que no aspecto vegetativo das lavouras, tudo indica uma produção de café para 2026 boa e promissora, mas seu desenvolvimento ainda depende das condições climáticas durante todo este ano.