Café em Prosa #55 - Embrapa Café completa 22 anos de história

Publicado em 03/09/2021 10:45 e atualizado em 06/04/2022 10:26
Instituição está a frente do Consórcio Pesquisa Café, que tem como principais objetivos o melhoramento genético da cafeicultura nacional e a busca pela sustentabilidade de baixo carbono
Café em Prosa

Podcast

Embrapa Café completa 22 anos de história

Este é o “Café em Prosa Podcast”, o primeiro podcast raiz do site Notícias Agrícolas e inteiramente dedicado ao setor de cafés especiais. Passarão por aqui especialistas, baristas, empreendedores, produtores e amantes do bom e velho café. Em conversas descontraídas, essas pessoas contarão suas histórias e trarão suas ligações com essa bebida que é uma das mais apreciadas no mundo todo. Então pegue sua xícara quentinha e venha nessa jornada com a gente! 

Embrapa Café comemora 22 anos de integração e resultados em prol da cafeicultura brasileira

O protagonismo do Brasil na produção mundial de café, da qual contribui com um terço, é em grande parte fruto da integração entre instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e o setor produtivo. Além de ser o maior produtor e exportador global dessa commodity, o País começa a despontar também na área de cafés especiais. Desde 1999, a Embrapa é a coordenadora do Consórcio Pesquisa Café, que reúne 46 instituições parceiras, e é determinante para reunir as expertises que garantem os bons frutos colhidos nesse setor.

Para comemorar os 22 anos da Embrapa Café, foi realizada uma solenidade virtual nesta segunda-feira (30/8) no canal da Embrapa no YouTube, da qual participaram 13 instituições ligadas ao setor cafeeiro. Sete delas são instituições dirigentes do Consórcio Pesquisa Café. O evento contou ainda com a participação de representantes da iniciativa privada ligadas ao Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), colegiado que faz parte da estrutura do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Na abertura, o chefe-geral da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra, enfatizou o trabalho conjunto realizado pelas instituições que compõem o Consórcio Brasileiro Pesquisa Café e que tem o apoio do CDPC. “Isso que nos dá força e garante a continuidade do nosso trabalho no desenvolvimento, em parceria, de tecnologias e conhecimentos para garantir a sustentabilidade econômica, social e ambiental da cafeicultura no País.”

Guerra ressaltou ainda que a produção do café no Brasil é realizada por mais de 260 mil estabelecimentos, que se encontram em 1.448 municípios de dezesseis estados, em sua maioria pela agricultura familiar. “O café tem grande importância social, sendo responsável por 8.5 milhões de empregos diretos e indiretos. Dessa forma, a cafeicultura pode contribuir imensamente para a retomada econômica do Brasil, tanto no sentido econômico, pois é responsável por boa parcela do PIB Agrícola brasileiro, como socialmente com a oferta de empregos”.

Mitigação de mudanças climáticas deve nortear melhoramento genético do café

O diretor de Pesquisa de Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville, ressaltou a importância dessa Unidade para o Brasil. “O setor cafeeiro está cada vez mais fortalecido no País e grande parte desse sucesso se deve à agenda de PD&I mantida em conjunto pelas instituições que compõem o Consórcio, cujo foco conjuga intensificação produtiva e soluções sustentáveis”, destacou.

Capdeville ressaltou ainda a necessidade de que essa agenda se torne cada vez mais proativa no que se refere a mudanças climáticas, cujos impactos já estão sendo sentidos em todo o mundo. “O café tem uma forte rede de parcerias para desenvolver programas de melhoramento genético e acredito que o foco dessas ações deve intensificar a busca de soluções para mitigar os estresses climáticos. Temos que aproveitar essa integração de expertises e o alinhamento com o setor produtivo para atuarmos de forma preventiva e não reativa”, concluiu.

Tags:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)
undefined