Colheita de café na Alta Mogiana tem 20 dias de atraso e condição hídrica do solo aumenta preocupação para 2022
Podcast
Entrevista com Saulo de Carvalho Faleiros - Diretor comercial da Cocapec sobre a Colheita do Café em Franca - SP
De acordo com informações da cooperativa Cocapec a colheita da safra 21 de café também está relativamente atrasada na região da Alta Mogiana. Assim como no sul de Minas Gerais, a maturação do café está irregular o que acabou atrasando os trabalhos no campo.
Segundo Saulo de Carvalho Faleiros, diretor comercial da Cocapec, até esta sexta-feira (25) a colheita não ultrapassava os 18% na área e o recebimento do café não ultrapassa 10% na cooperativa. A expectativa da Cocapec é de receber aproximadamente 800 mil sacas nesta safra. Em relação à qualidade do grão, Saulo afirma que até o momento o cenário é positivo e fica dentro do que já era esperado pelo produtor.
"Pelo menos nesses primeiros lotes é uma safra que está vindo dentro de uma normalidade de peneira. Em termo de bebida, estamos com um cenário bom porque tivemos chuva há três semanas, então isso facilita o operacional e também o andamento da colheita", acrescenta.
Em relação a condição de estresse hídrico, que a região enfrenta desde o ano passado, Saulo afirma que apesar da chuva registrada há três semanas, a chuva chegou de forma irregular, aliviando apenas para parte dos produtores. Alertou ainda que entrando na fase de período mais seco, as preocupações com a safra 2022 - que teve seu processo de crescimento vegetativo comprometido, seguem no radar.
Veja a entrevista completa no vídeo acima