Café: Para garantir qualidade da bebida, produtor pode antecipar colheita e aproveitar previsão de tempo seco, aponta Epamig
Podcast
Entrevista com Williams Ferreira e Marcelo Ribeiro - Climatologista e pesquisador da Epamig sobre a Influência do Clima no Café
A cafeicultura brasileira, que mais produz o grão no mundo, além da expectativa da colheita de uma safra menor do que a passada ainda sofre com o tempo seco.
O atual clima, caracterizado por pancadas de chuvas isoladas, com previsão de pouca chuva nos próximos meses poderá estimular a antecipação da próxima safra. Diante do provável quadro futuro, o produtor precisa cuidar mais ainda da sua colheita para obter cafés de qualidade, pois nestes tempos de escassez do produto poderá conseguir bons preços na atual safra.
Frente ao atual cenário, deve-se lembrar que o ponto de maturação dos frutos para colheita é de fundamental importância para a obtenção de um café com potencial para produção de bebida de qualidade.
Recomenda-se que o produtor faça um bom monitoramento da maturação dos talhões para colher a maior quantidade possível de cafés cereja. Caso seja possível, deve ser adotada a coleta seletiva, tanto na colheita manual, quanto na mecanizada.
Como está muito próxima a época da colheita do café, o produtor deve verificar o funcionamento dos motores e a lubrificação e engraxamento de derriçadeiras e de todos equipamentos utilizados no processamento do café. Deve verificar também a disponibilidade de materiais de colheita como panos, sacarias, peneiras, lonas, barbantes, rodos, garrafas térmicas, entre outros.
Prognóstico
A análise e o prognóstico climático aqui apresentados foram elaborados com base na estatística e no histórico da ocorrência de fenômenos climáticos globais, principalmente, daqueles atuantes na América do Sul. Considerou-se também as informações disponibilizadas livremente pelo NOAA; Instituto Internacional de Pesquisas sobre Clima e Sociedade — IRI; Met Office Hadley Centre; Centro Europeu de Previsão de Tempo de Médio Prazo — ECMWF; Boletim Climático da Amazônia elaborado pela Divisão de Meteorologia (Divmet) do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e com base nos dados climáticos disponibilizados pelo Inmet (5º Disme)/CPTEC-Inpe.
O prognóstico climático faz referência a fenômenos da natureza que apresentam características caóticas e são passíveis de mudanças drásticas. Desta forma, a EPAMIG e a Embrapa Café não se responsabilizam por qualquer dano e, ou, prejuízo que o usuário possa sofrer, ou vir a causar a terceiros, pelo uso indevido das informações contidas na presente matéria. Portanto, é de total responsabilidade do usuário (leitor) o uso das informações aqui disponibilizadas.