Cooabriel confirma perda de 15% na produção do Conilon em São Gabriel da Palha/ES

Publicado em 06/05/2020 15:44 e atualizado em 06/05/2020 16:29
Produção alta na safra passada, fatores climáticos e insumos mais caros resultaram em uma baixa na produção
Edimilson Calegari - Gerente Comercial da Cooabriel

Podcast

Entrevista com Edimilson Calegari - Gerente Comercial da Cooabriel sobre a Colheita do Café Conilon

 

Download

A Cooabriel – Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel confirmou em entrevista ao Notícias Agrícolas que já esperadas quebras na produção de Conilon de São Gabriel da Palha/ES. Segundo Edimilson Calegari, gerente comercial da cooperativa, na média prevista a cidade deve ter baixas de 15%, mas para alguns produtores a quebra pode ficar entre 30 e 40%. "Vamos ter quebra, sim. Diferentes em cada região, alguns produtores podem ter quebras, outros têm acréscimos", afirma. 

Segundo Edimilson, as baixas acontecem porque muitas lavouras produziram acima da média no ano passado e naturalmente devem ter uma produção menor neste ano. Ainda segundo a cooperativa, a alta nos insumos durante o desenvolvimento da lavoura também acabou gerando impactos nas lavouras, tendo em vista que alguns produtores escolheram fazer a adubação de maneira reduzida em 2020. Além disso, na época das floradas foram registrados ventos fortes nas lavouras, também comprometendo o rendimento. 

Segundo a cooperativa Cooabriel, em São Gabriel da Palha/ES de fato aconteceu uma dificuldade em contratar mão de obra externa neste momento de Coronavírus, mas o trabalho acabou sendo preenchido por moradores da própria cidade que tiveram os trabalhos paralisados em indústrias e comércios também por conta da pandemia. "O problema que pode acontecer é se tivermos uma infestação de brocas ou chuvas fortes, aí podemos ter perdas. Não acontecendo isso, é até melhor que o café tenha uma maturação melhor", afirma. 

Veja a entrevista completa no vídeo acima

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com safra brasileira no pico, mercado tem preocupação com oferta e clima, fazendo arábica avançar 2%
Nas históricas ruas do Centro, Campeonato Santista de Barista vai agitar o final de semana e promover o consumo de café especial
Safra do Brasil é mais rápida, NY volta a ignorar e avança mais de 700 pontos
Colheita de café 24/25 do Brasil atinge 58%, diz Safras
Robusta avança 2% com suporte nas preocupações com o Vietnã