Falta de café no mercado explode preços em Nova York; tendência é de cenário positivo para os próximos dias

Publicado em 03/03/2020 13:56
Entrevista com Lúcio Dias - Superint. Comercial - Cooxupé sobre a Safra de Café
Lúcio Dias - Superint. Comercial - Cooxupé

Podcast

Entrevista com Lúcio Dias - Superint. Comercial - Cooxupé sobre a Safra de Café

 

Download

 

Após passar por um período de preços abaixo do que é esperado, produtores de café começam a enxergar um cenário mais positivos, com altas expressivas na Bolsa de Nova York (ICE Future US) sendo registradas desde a semana passada. Segundo Lúcio Dias, Superintendente Superintendente Comercial da Cooxupé, além de fatores técnicos a falta de café no mercado ajudam para que os preços voltem a subir no exterior. 

Durante a Femagri, no mês passado, Lúcio já havia mencionado que não havia mais café para embarque. Explicou ainda porque hoje o café na Bolsa de Nova York é o mais barato no mercado e como os fundamentos técnicos e uma série de fatores podem influenciar nos preços durante os próximos dias. 

Os preços voltaram a subir no exterior após dados da Organização Interncional de Café (OIC) apontarem  na segunda-feira que as exportações mundiais de café 2019/20 durante outubro-janeiro caíram -5,8% - para 39.527 milhões de sacas, também sinalizando a falta de café no mercado. "Uma falta de café muito grande no mercado e o café mais barato do mundo hoje é em Nova York e tudo isso faz com o que o mercado suba", afirma Lúcio Dias. 

Para os próximos dias, a tendência é que o cenário de oferta e demanda continue apertado. De acordo com o especialista, a Cooxupé não tem mais café para negociação e a expectativa agora é com a entrada da nova safra, que deve iniciar a colheita entre abril e maio. Destaca ainda que as chuvas dos últimos dias em Minas Gerais foram positivas para o desenvolvimento da lavoura, frisando que o Brasil deve produzir uma boa safra também de cafés de qualidade. 

>>> Mercado do café conta com fatores fundamentais e técnicos para subir nos próximos dias

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com safra brasileira no pico, mercado tem preocupação com oferta e clima, fazendo arábica avançar 2%
Nas históricas ruas do Centro, Campeonato Santista de Barista vai agitar o final de semana e promover o consumo de café especial
Safra do Brasil é mais rápida, NY volta a ignorar e avança mais de 700 pontos
Colheita de café 24/25 do Brasil atinge 58%, diz Safras
Robusta avança 2% com suporte nas preocupações com o Vietnã