Café arábica tem perspectiva baixista na Bolsa de Nova York e já trabalha abaixo de 95 cents/lb
Podcast
Entrevista com Haroldo Bonfá - Analista de mercado e diretor da Pharos Consultoria sobre o Mercado do Café
O jornalista Jhonatas Simião, do Notícias Agrícolas, conversou com Haroldo Bonfá, analista de mercado e diretor da Pharos Consultoria, para saber o que produtor pode esperar do mercado do café nos próximos dias.
Durante a entrevista, o especialista explicou o que tem motivado as baixas recentes no café. "É um contexto. Já houve uma primeira florada, já houve uma segunda florada e os números ainda não são previsíveis. Fotos e vídeos apresentados no Brasil e no Exterior são impressionantes, os reportes recebidos são de que a florada está sendo muito boa e isso pressionou para baixo os preços", afirma.
O especialista frizou ainda que as cotações chegaram a ficar abaixo de 95 cents/lbp, um marcador importante para o mercado. Segundo o Bonfá, o que poderia levar isso a continuar, eventualmente, seria a confirmação de chuva intensa para o Sul de Minas Gerais, pressionando os preços para baixo, tanto no mercado interno como no externo.
As percepções para o mercado são favoráveis, segundo o especialista. "As fotos que nós vimos são muito positivas. Mas todo mundo sabe que não é somente uma florada que existe e pode chegar até quatro. O importante é a uniformidade das floradas e os intervalos entre elas", pondera. Ela ressaltou ainda que com invervalos mais curtos os café são colhidos com mais qualidade.
Os Estados Unidos é o maior comprador de café no Brasil e nesta semana a informação de que os estoques estão altos no país chamou a atenção do mercado. "O que impressionou foi que comparando durante um ano esse montante subiu 14%, número alto e importante que dá entender que os Estados Unidos têm muito café", analisa.
Confira a entrevista completa no vídeo acima