Custo de produção da safra de café no Cerrado chega a ser entre 20% e 40% maior este ano, após resultados ruins em 2017
Podcast
Custo de produção da safra de café no Cerrado chega a ser entre 20% e 40% maior este ano, após resultados ruins em 2017
Desde temporada passada 2016/17, os produtores rurais estão preocupados com os altos custos de produção, já que foi necessário fazer o esqueletamento dos cafeeiros e uma disponibilidade menor de café. Com isso, a safra de café no Cerrado chega a ser entre 20% a 40% maior este ano.
De acordo com o Coordenador Técnico da Cooxupé, Edson Guerrero, é preciso ter cautela no momento de fazer novos investimentos, mas ainda é necessário melhorar a qualidade de produto. “É importante ter uma visão bem ampla e tomar cuidado com expansão de área, pois os custos são muito altos.”, destaca
Segundo Guerrero, o que mais dá resultado positivo no setor da cafeicultura são a administração e o planejamento. “Quando você faz um esqueletamento você reduz custo na totalidade, porém ainda tem fazer controle de pragas e as áreas irrigadas. O cafeicultor nunca pensa na atual temporada, ele projeta pelo menos três safras”, afirma.
O diferencial pode ser na produção de café com mais qualidade, como no caso de gourmet, em pode a diferença na renda do produtor.