Café: Chuvas após período seco ocasionam queda dos frutos em Nova Resende (MG)

Publicado em 04/01/2018 10:03
Quadro se repete em outras regiões do estado. Além da queda dos chumbinhos, produtores também relatam a queda de frutos grandes. Cenário deve resultar em quebra na produção na safra 2018. Previsão climática ainda aponta para a continuidade das chuvas nos próximos dias no estado. Produtores devem estar atentos ao aparecimento de doenças nos cafezais.
Confira a entrevista com Ronaldo Ferreira Cardoso - Presidente do Sindicato Rural de Nova Resende/MG

Os cafeicultores da região de Nova Resende/MG estão preocupados com a queda de frutos grandes e chumbinhos nos últimos dias. Isso aconteceu devido ao período de seca após a florada. Com este cenário, pode haver quebra de produção na safra.

O presidente do Sindicato Rural do município, Ronaldo Ferreira Cardoso, alerta para o surgimento de doenças nos cafezais. A falta de chuva, em novembro, pode ter ocasionado a ineficiência e com o excesso de precipitação está provocando o abortamento dos frutos. “A presença de algumas bactérias com as chuvas intensas acabou prejudicando as planta que não estava bem nutrida, por falta de água”, ressalta.

No entanto, as previsões climáticas indicam a continuidade das chuvas para os próximos dias na localidade. Neste período, começa a fase de enchimento de grãos em que necessita de sol e chuvas. “Se continuar chovendo depois de fevereiro, quando o grão passa para maturação, pode aparecer outras doenças e perder a qualidade”, explica.

De acordo com a Cooxupé (Cooperativas dos Cafeicultores de Guaxupé), outras regiões do estado também estão enfrentando o mesmo problema. Em determinadas áreas, foram registradas chuvas de ventos e granizo, que também, contribuiu para a queda dos frutos.  

Veja as imagens das lavouras de café na região: 

Veja Mais: 

>> Café: Queda de chumbinhos é registrada nas duas principais origens produtoras do Brasil; veja fotos

Por: Fernanda Custódio e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com safra brasileira no pico, mercado tem preocupação com oferta e clima, fazendo arábica avançar 2%
Nas históricas ruas do Centro, Campeonato Santista de Barista vai agitar o final de semana e promover o consumo de café especial
Safra do Brasil é mais rápida, NY volta a ignorar e avança mais de 700 pontos
Colheita de café 24/25 do Brasil atinge 58%, diz Safras
Robusta avança 2% com suporte nas preocupações com o Vietnã