Incidência de broca e rentabilidade devem ser pontos de atenção para próxima safra de café

Publicado em 22/08/2017 14:10
Dois pesquisadores alertam sobre o ataque da broca no café

O jornalista João Batista Olivi, do Notícias Agrícolas, conversou com os pesquisadores Roberto Santinato e José Braz Matiello, especialistas em café, para destacar alguns pontos de atenção para a próxima safra do grão no Brasil.

Há, no país, uma questão que não era problema há cinco anos: a broca do café. Na Colômbia, já é uma questão séria. No Brasil, não existe nenhum produto, atualmente, que ofereça um controle eficaz. Existem novas tentativas chegando ao mercado que podem trazer até 80% de eficiência, já na próxima safra. Entretanto, o problema deve se fazer presente, na visão de Santinato, especialmente nas lavouras de grãos destinados aos cafés especiais, cuja venda nessas condições é bastante difícil.

Matiello destaca que o café está em uma fase de transição no país. A rentabilidade é descrita por ele como "razoável", mas ele visualiza que já está chegando no limite. Por outro lado, há uma evolução grande na tecnologia e na competitividade. A próxima safra vem de uma safra baixa, mas a tendência é que a produção aumente - de 8 a 10 milhões a mais do que a atual, como avalia Santinato.

Para a próxima safra, Matiello aconselha "racionalizar" a administração, embora esta diminuição não deva ser feita na parte fixa. "Baixar a produtividade é um suicídio", aponta. Para Santinato, a mecanização da lavoura é importante, pois influi em uma diminuição nos custos com a mão de obra. Os pesquisadores também acreditam que uma facilidade de financiamento por parte do Governo Federal seria bastante benéfica para a cultura.

 

Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Segundo dia da Semana Internacional do Café destaca práticas sustentáveis na cadeia cafeeira
Mercado cafeeiro inicia 6ª feira (22) em queda com realização de lucros
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
undefined