Colheita do café conilon chega a 90% no ES e safra deve ficar acima da temporada anterior
Romário Ferrão, pesquisador e coordenador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), destaca que mais de 90% da safra de café conilon já foi colhida no estado do Espírito Santo.
O estado passou pela maior seca dos últimos cem anos e a produção caiu pela metade em 2016. Esse ano, já é perceptível uma recuperação dessa produção, que deve ser de 5,8 a 6 milhões de sacas.
De uma forma geral, o clima passa a voltar para uma certa normalidade, mas isso não se reflete ainda em intensidade. Ainda são necessárias chuvas para recompor os mananciais que abastecem a irrigação do café.
Há um revigoramento da planta de café de forma generalizada, mas um parecer só será possível após a florada deste ano, que deve acontecer no mês de agosto. Caso ocorra tudo bem, o ano de 2018 deverá trazer uma recuperação para a produção de café na região.
Nesta safra, não houve nada de expressivo em termos de pragas e doenças, com um cenário um pouco mais otimista para os produtores.
O estado também produz o café arábica, que vem aumentando de forma progressiva, alcançando a maior produção da história no ano passado, de 4 milhões de sacas. Como a bienalidade é bastante grande, a safra deve ser em torno de 25% menor.