Safra de café no Cerrado Mineiro deve ser 30% menor em função da bianualidade. Muitas lavouras só produzirão em 2018

Publicado em 15/03/2017 14:51
Lavouras esqueletadas só voltarão a produzir em 2017

Procurando entender o perfil de produção do cerrado mineiro, a Cooxupé tem 7 núcleos na região, dentre eles, Coromandel (MG), onde está sendo realizada a 2ª edição da Femagri Cerrado.

O gerente da filial da cooperativa no município, Luiz Fernando Madeira Ribeiro, conta que 90% da região já conta com lavouras mecanizadas e que grande parte dos produtores trabalham com irrigação, trabalhando todo o processo produtivo dessa maneira.

O perfil dos produtores é de médio a grande porte, com mais de 50 hectares. A região também é conhecida por obter boas produtividades e uma qualidade excelente de café, decorrente de clima, altitude e uma boa condução da lavoura, segundo o gerente.

No ano passado, a média de produção foi de 35 a 36 sacas por hectare, acima do esperado. Em 2017, devido a bienalidade, deve haver uma redução de 30% na produtividade. Boa parte das lavouras foram renovadas e os produtores se preparam para ter uma boa safra em 2018.

O volume de produção, em uma primeira estimativa feita com os cooperados, deverá ser de 270 mil sacas.

 

Tags:

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com safra brasileira no pico, mercado tem preocupação com oferta e clima, fazendo arábica avançar 2%
Nas históricas ruas do Centro, Campeonato Santista de Barista vai agitar o final de semana e promover o consumo de café especial
Safra do Brasil é mais rápida, NY volta a ignorar e avança mais de 700 pontos
Colheita de café 24/25 do Brasil atinge 58%, diz Safras
Robusta avança 2% com suporte nas preocupações com o Vietnã