Safra de café estimada em 39 milhões de sacas para o próximo ano, perda de 20% sobre atual produção

Publicado em 18/10/2016 17:00
Levantamento do parque cafeeiro e renovação das lavouras são medidas prioritárias para o setor

A próxima safra brasileira de café deverá ter uma queda de 10 milhões de sacas em relação a safra passada. Os números foram trazidos por José Edgard Pinto Paiva, diretor presidente da Fundação Procafé, que participa do 42º Simpósio de Pesquisas Cafeeiras em Serra Negra, São Paulo.

O número de perspectiva para a produção da safra foi obtido após discussões e debates ao longo do simpósio. Em média, o Brasil deverá colher 39 milhões de sacas. Estes números, no entanto, ainda não são reais, mas pressionam o mercado, ao mesmo tempo em que há ainda uma escassez do produto no mercado interno. Na última safra, a produção chegou a 50 milhões de sacas.

O presidente aponta que um dos principais problemas que ocasionam a queda é o parque cafeeiro do Brasil, que está velho e precisa ser renovado. Isso faz com que as lavouras sofram cada vez mais com o fator da bienalidade e, consequentemente, com que a produção tenha um decréscimo.

Ele aponta a necessidade de renovar estes parques com variedades mais produtivas e resistentes para o café, o que exige uma mudança de mentalidade por parte do cafeicultor brasileiro. " Na Fundação Procafé, existem mais de 10 novas variedades, mas 95% das lavouras do Brasil ainda utilizam variedades antigas e obsoletas", como destaca o presidente. A média de produtividade, que atualmente é de 25 sacas por hectare, também está abaixo do suficiente, que deve ser a partir de 30 sacas por hectare.

Outra necessidade apontada pelo presidente é a de se realizar um levantamento do parque cafeeiro. O setor já se organizou para trabalhar que isso ocorra, mas ainda não encontraram meios por parte da política ou da iniciativa privada para tal.

"Ou nós vamos ser eficientes, ou nós vamos ter dificuldade de manter o nosso parque cafeeiro", destaca o presidente.

 

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia
undefined