Em Ipuiuna (MG), queda de granizo afeta os cafezais e pode comprometer a qualidade da próxima safra
A chuva forte e queda de granizo, registradas no final da última terça-feira (11), trouxeram mais prejuízos aos produtores rurais de Ipuiuna, sul de Minas Gerais. Outras cidades no estado mineiro como São João da Mata e Poço Fundo também registraram perdas em decorrência do evento climático.
Segundo o produtor rural e engenheiro agrônomo de Ipuiuna, José Acácio de Vilas Boas, vários cafezais perderam os botões florais e o granizo também atingiu os chumbinhos. "Isso deve se refletir na qualidade da próxima temporada. Também tivemos perdas de até 80% em algumas lavouras de batata e algumas plantações de feijão foram afetadas", disse.
De acordo com dados da Climatempo, esse é o terceiro evento de granizada no Sul de Minas, em menos de um mês, e que atinge regiões produtoras de café. "A chuva intensa de granizo derruba o chamado "chumbinho" que é o início da formação do grão de café. A queda deste embrião significa prejuízo, diminuição na produção", informou em nota.
E, até o momento, as previsões climáticas indicam que novos temporais e queda de granizo ainda podem ocorrer em áreas do Sudeste e também no Sul do país até o final dessa semana. Em Mato Grosso do Sul, chuva forte, rajadas de ventos e queda de granizo já foram registradas em Amambai e Coxim. Ainda no estado do Paraná, a queda de granizo ocorreu na região de Palotina.
Confira abaixo fotos enviadas pelos internautas do Notícias Agrícolas:
Chuva de granizo em Ipuiuna (MG). Envio de Fernando Barbosa
Chuva de granizo em Ipuiuna (MG). Envio de Fernando Barbosa
Chuvas de granizo em Ipuiuna (MG)
Chuvas de granizo em Ipuiuna (MG)
Chuvas de granizo em Palotina (PR)
Chuvas de granizo em Palotina (PR)
Chuvas de granizo em Altinópolis (SP)
Chuvas de granizo em Altinópolis (SP)