Ministro da Agricultura anuncia mais de 60 medidas para o setor produtivo brasileiro na próxima semana

Publicado em 19/08/2016 11:50
Ministro da Agricultura Blairo Maggi visita Cooxupé

Durante reunião com produtores na Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (MG), a Cooxupé, o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou que irá lançar mais de 60 medidas que irão ser implementadas para o setor produtivo brasileiro, gerando uma economia de mais de R$1 bilhão.

O Ministério recebeu cerca de 650 demandas do setor produtivo por meio de um grupo coordenado pelo secretário-executivo, Eumar Novacki, e, destas demandas, criou as medidas, que devem atender às necessidades de vários pontos da cadeia.

O ministro declarou ainda que busca “tocar” o ministério de acordo com a realidade do setor, aproveitando-se de sua experiência como produtor rural e levando ao governo o mesmo pensamento do campo ao ministério. A sinceridade, segundo ele, é um dos seus lemas principais. “No ministério da Agricultura, não queremos a política da enrolação. Estamos vivendo um novo momento, sem viés ideológico, com razão e com propósito”, diz.

Quando convidado pelo presidente interino Michel Temer, o ministro chegou a pensar se aceitaria ou não o cargo. Sabendo do grau de dificuldade do momento, aceitou o cargo. Ao ser questionado sobre como se comportar dentro do ministério, recebeu orientação de Temer para lidar com a agricultura de acordo com os seus conhecimentos e “levar boas notícias”. E, como lembra Maggi, a agricultura “é o único segmento da sociedade brasileira que tem notícias boas nos últimos anos”.

As medidas serão anunciadas pelo Ministério em conjunto com o presidente interino na próxima quarta-feira (24), às 11h, no Palácio do Planalto.

Cafeicultura

O ministro se declarou também “maravilhado” com o que conheceu na região da Cooxupé, devido a capacidade tecnológica e produtiva que o setor cafeicultor brasileiro possui.

Maggi visitou o laboratório de controle de qualidade de café da Cooxupé, o Complexo Industrial de Café Japy e a Torrefação Cooxupé, além de conhecer uma fazenda da região.

Em sua fala, ele pediu, portanto, para que o setor converse de forma consensual, para que as demandas fiquem claras. Maggi também se comprometeu a conhecer mais o segmento para ter maior entendimento de suas necessidades.

Ele se comprometeu, ainda, a fazer o enfrentamento dentro do governo para defender o setor da agricultura, em geral. “Temos que ser produtivos e buscar a saída para os nossos problemas”, declarou Maggi.

Também viajaram com o ministro os secretários Neri Geller (Política Agrícola), Luís Rangel (Defesa Agropecuária), Eumar Novacki (secretário executivo) e o assessor especial do ministro, Sérgio De Marco.

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços
Café em Prosa #175 - Atenção produtor de café: Certifica Minas pode reduzir 0,5% de juros em linha do Plano Safra