Desfolha acentuada dos cafezais pode reduzir em até 10 milhões de sacas a produção de café arábica na próxima safra
Para José Braz Matiello, engenheiro agrônomo da Fundação Procafé de Varginha, na safra atual foram produzidas 36 milhões de sacas de café arábica. Já para o próximo ciclo deve haver uma redução de cerca de 30%. " Se fosse arriscar hoje, eu daria de 5 a 10 milhões de sacas a menos no arábica.As plantas estressaram muito com a condição climática. Alguns produtores já estão antecipando a poda", conta.
Uma chuva prevista para os próximos dias no sul de Minas, no entanto, mostra condições favoráveis para algumas lavouras, que estão com o ciclo de produção adiantado. Essa chuva pode gerar floradas que, se não encontrarem um constante tempo úmido e frio nos próximos 20 a 40 dias, possuem capacidade para um bom rendimento.
A falta de chuvas neste período, segundo Matiello, é até boa, pois a umidade favorece as doenças da floração e o abortamento.Nos meses anteriores, as chuvas favoreceram também o suprimento da umidade do solo e fizeram com que algumas regiões tivessem plantas menos estressadas do que nos anos anteriores.