Chuvas atrapalham início de colheita na região da Alta Mogiana. Perspectiva é de uma produção quase 50% menor que na safra passada
O volume intenso de chuvas na região da Alta Mogiana tem prejudicado os trabalhos de campo. A safra de café que começou a ser colhida no mês de maio pode ser 50% menor do que na safra passada, estima a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec).
De acordo com o superintendente da Cocapec, Ricardo Lima, a redução de produtividade é reflexo da bienalidade e quebra por efeito do veranico registrado no final de 2014 e início de 2015. A previsão da Cooperativa é que nesta temporada a região produza 1,10 milhões de sacas, contra 2 milhões de sacas colhidas na safra passada.
A redução de quase 50% pode se agravar com o impedimento da colheita devido às chuvas dos últimos dias. Segundo Lima, "ainda é baixo o volume de lavouras que iniciaram a colheita", mas devido à expectativa de redução na produção, esse cenário já preocupa.
"O volume de chuvas traz uma preocupação quanto à oferta de café neste momento, mas a cafeicultura é diversa e essa volatilidade de preços em alguns momentos pode trazer oportunidade, que podem também - pela decisão do produtor - ser aproveitada", declara Lima.