Cenário para os preços da arroba é favorável em setembro com os fundamentos voltando à normalidade; mas para evoluir é preciso novidade

Publicado em 25/09/2023 13:33 e atualizado em 25/09/2023 16:00
boi: no mercado futuro o vencimento outubro recuperou perdas de agosto e já trabalha com saldo positivo. No físico, apesar da recuperação, não retomou preços
Geraldo Isoldi - Analista de Commodities da Levante Inside Corp
Podcast

Cenário para os preços da arroba é favorável em setembro com os fundamentos voltando à normalidade; mas para evoluir é preciso novidade

Após uma recuperação considerável nos preços da arroba do boi gordo na semana passada, o mercado deu uma acalmada. "Ainda que ninguém esteja falando em voltar para patamares anteriores, há um respiro para entender o que vem pela frente" disse Geraldo Isolde, da Levante Inside Corp,  em entrevista ao Notícias Agrícolas. Isoldi destaca que o mercado físico está se recuperando, com ganhos significativos em setembro e já recompôs boa parte das perdas. No mercado futuro, olhando para o contrato Outubro, houve recomposição e os preços já estão positivos em relação aos registrados no mês passado. 

Segundo Isolde, aparentemente o mercado atingiu um ponto de equilíbrio. Mas a expectativa é de um aumento na demanda externa e doméstica nos próximos meses, especialmente com a chegada do final do ano, quando tradicionalmente há um aumento na demanda por carne bovina. Em contrapartida, a oferta de fêmeas, que foi significativa no primeiro semestre, não será tão grande no segundo semestre.

As exportações já mostram sinais de melhora, com uma expectativa de atingir 200 mil toneladas em setembro e podendo inclusive quebrar o recorde de volume negociado, registrado em Setembro de 2022 quando superou a marca de 203 mil toneladas negociadas.

No mercado interno ainda existem alguns desafios a serem enfrentados. A Conab prevê um aumento na disponibilidade de carne bovina per capita para 2023, mas o consumo interno ainda está travado, destacando a necessidade urgente de aumentar o consumo doméstico.

Isolde ressalta que a oferta de boi continuará existindo, mas espera-se que não seja tão grande a ponto de pressionar os preços para baixo. A esperança é que a demanda continue boa, especialmente a demanda externa, e que a demanda interna melhore no final do ano, ajudando a manter os preços em um patamar razoável para o pecuarista.

Por: Aleksander Horta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Scot Consultoria: Alta na categoria de fêmeas em SP
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
Boi tem fôlego para novas altas até o final do ano com arroba testando os R$400, alerta pecuarista
Radar Investimentos: Margens das industriais frigoríficas permanecem razoáveis
Goiás busca reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação
Scot Consultoria: Alta no mercado do boi gordo nas praças paulistas
undefined