Otimismo permeia o mercado do boi, com oferta mais curta de animais; preços devem seguir firmes, diz especialista
Podcast
Otimismo permeia o mercado do boi, com oferta mais curta de animais; preços devem seguir firmes, diz especialista
O mercado do boi gordo se mostra firme, com oferta de animais menor, segundo o sócio da Radar Investimentos, Gustavo Figueiredo. Com negociações entre R$ 250,00 a R$ 260,00 a arroba em São Paulo, ele explica que a diferença entre o mercado paulista e os demais Estados brasileiros vem se encurtando.
De acordo com Figueiredo, o primeiro semestre foi de um cenário pré-seca, com preços caindo. Ele relembra pecuaristas aumentando a negociação de animais terminados no coxo e no pasto, para além do além da oferta no mercado interno devido ao auto-embargo brasileiro em relação às exportações para a China devido ao caso de vaca-louca atípico.
“No primeiro semestre houve também um cenário de alimentação mais cara para animais, o que desfavoreceu o volume de animais terminados no coxo neste primeiro giro, com animais que devem entrar entre julho e agosto, ou seja, agora vemos essa menor oferta”, disse.
Ele explica que, para o segundo semestre, o pecuarista precisa ficar atento às negociações no mercado futuro, uma vez que o custo da nutrição dos animais e da reposição é mais barato, e que pode gerar margem na operação. “Vendo isso, outubro, e principalmente novembro, pode haver mais oferta, e aí há possibilidade de novas baixas nos preços da arroba bovina”, pontuou.